André Filipe dos Santos Coelho 12ºB nº7

Les Choristes

29-05-2011 23:58

Pierre Morhange, um famoso director de orquestra, recebe a notícia de que a sua mãe faleceu. Estando em Nova Iorque, regressa apressadamente à França, de onde é natural, para estar presente no funeral da mãe e, depois do funeral, vai até a sua casa na França. Em sua casa batem-lhe a porta. Era um antigo colega da casa de correcção em que esteve quando era ainda criança e esse colega entrega-lhe um diário que retratava a história de um antigo vigilante da casa de correcção. Esse vigilante era Clément Mathieu, professor de música que estando no desemprego, aceitou um emprego como vigilante da escola de correcção “Fundo do Pântano”. Morhange recorda-se então do papel desse homem, que entretanto esquecera.

Morhage, quando chegou a escola de correcção, deparou-se com uma estratégia de educação excessivamente rígida, com castigos muito violentos, um método designada segundo o mesmo de “acção-reacção”. O novo vigilante, confiante que estes métodos não eram os melhores e que através de outras actividades era capaz de estabelecer uma harmonia e um clima de respeito, decide criar um coro, um desejo seu que o acompanhava à muito tempo.

 

 

A resiliência descreve a capacidade encontrada por algumas pessoas de encontrarem forças e recursos no seu mundo pessoal que permitem enveredar por trajectórias desenvolvimentais adaptativas e positivas, mesmo em condições adversas de privação e risco. Relacionado com a resiliência está a presença de pessoas e interacções significativas, de elementos da rede social, que apoiem de forma adequada, que demonstrem preocupação e afecto pela pessoa em desenvolvimento.

A resiliência tem que ver com a capacidade de um indivíduo para ultrapassar os traumatismos e construir-se apesar das feridas. O funcionamento resiliente edifica-se através de um jogo complexo de processos defensivos de ordem intrapsíquica e de factores de protecção internos e externos.

Neste filme podemos ver nas crianças a resiliência pois estas vivem numa escola privada do mundo para onde iam crianças problemáticas e eram tratadas de uma forma não muito correcta. Estas crianças quando não ncumprem as regras importas pelo director do colégio eram castigadas de forma severa e muitas vezes eram mal-tratados. No colégio, “acção-reacção” era o método que todos temiam. Contudo, aquando da entrada do professor na escola, o caso muda de figura. Este utilizava um método mais liberal, tentando não castigar os alunos. A estratégia dele era desenvolver o que eles têm de bom, e este factor vem provar que os factores pessoais e contextuais são condições muito importante que muitas vezes esconde o talento dos jovens mas isso não é tudo. Pois neste filme vimos que foi preciso apenas um empurrão de um professor (normalmente a resiliência esta a presença de pessoas e intenções especificas) para estas crianças encontrarem forças e recursos no meio onde vivem para deixarem de ser os chamados vândalos e poderem passar a ter pela frente um futuro risonho.

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