André Filipe dos Santos Coelho 12ºB nº7

O CONDICIONAMENTO OPERANTE

30-05-2011 19:00

O CONDICIONAMENTO OPERANTE

 
O condicionamento operante, também designado condicionamento instrumental, envolve o uso de recompensas e punições para mudar o comportamento de uma pessoa. Este é o tipo de aprendizagem que Mischel considerava estar envolvido, por exemplo, na aprendizagem do género. Os princípios básicos são os seguintes:
Qualquer comportamento que é reforçado será mais provável de ocorrer na mesma situação ou numa situação semelhante. Há dois tipos de reforço: o reforço positivo e o reforço negativo. Os reforços positivos são as consequências agradáveis como um elogio, um sorriso, comida, atenção, um abraço. De todas as vezes que ocorre um deles, a criança tentará repetir aquilo que produziu a coisa agradável.
O reforço negativo, por outro lado, é um acontecimento desagradável que, quando removido, tende a fortalecer o comportamento que possibilitou a sua remoção. Este é um conceito confuso, por isso passo a dar um exemplo. Se uma mãe repreende a sua filha quando ela faz desenhos nas paredes, provavelmente ela deixar de riscar e a mãe deixará de ralhar com ela. Assim parar de desenhar é fortalecido pela ausência da reprimenda.
Um terceiro conceito é o de punição. Muitas pessoas supõe que a punição e o reforço negativo são a mesma coisa, mas os termos são usados em contextos diferentes pelos psicólogos. Enquanto o reforço negativo fortalece o comportamento pela sua remoção, uma punição visa enfraquecer algum comportamento através da sua aplicação. Se um pai bate num filho, depois de ele ter entornado um copo de leite, ou se suspende a mesada da filha por ela ter chegado a casa fora de horas, está a aplicar uma punição na esperança de que as crianças não repitam os comportamentos indesejáveis.
 
Helen Bel, A criança em desenvolvimento
 
Em que consiste a aprendizagem por condicionamento operante? Deixa a tua resposta na caixa de comentários.
 
 
 

André Filipe Coelho disse...

O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (acção) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

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