André Filipe dos Santos Coelho 12ºB nº7

Uma perspectiva e metodologia inovadoras

30-05-2011 18:55

Uma perspectiva e metodologia inovadoras

 
Uma das críticas mais veementes feitas por Bronfenbrenner à forma tradicional de se abordar o desenvolvimento humano é o facto de os estudos que as suportam terem sido feitas “fora do contexto”. Em 1977, este autor afirma “essas investigações focalizavam, somente, a pessoa em desenvolvimento dentro de ambiente restrito e estático, sem a devida consideração das múltiplas influências dos contextos em que os sujeitos viviam”. 
Afirmam os investigadores que, antes de Bronfenbrenner, os psicólogos infantis estudaram a criança, os sociólogos examinaram a família, os antropólogos a sociedade, os economistas o quadro económico dos tempos e os cientistas políticos a estrutura. 
É no contexto da sua teoria ecológica do desenvolvimento humano que estes ambientes - da família às estruturas económicas e políticas - passaram a ser encarados como parte da vida abarcando tanto a infância como o estado adulto.
A abordagem ecológica de Bronfenbrenner privilegia estudos em desenvolvimento de forma contextualizada e nos ambientes em que se processa a vida dos indivíduos. As observações, as experiências não poderiam recorrer em laboratório. O seu campo de pesquisa é o conjunto dos contextos onde decorre a vida das pessoas, no seu meio natural de vida.
Apresenta cinco tipos de contextos: o microssistema (por exemplo, a família, a turma), o mesossistema de vida (consiste na interacção entre microssistemas), o exossistema (os contextos que afectam indirectamente o desenvolvimento, como por exemplo, o emprego dos pais), o macrossistema (contexto sócio cultural mais amplo. O cronossistema (o contexto que o autor acrescenta mais tarde) corresponde à evolução dos contextos ao longo do tempo. Cada sistema envolve regras, papéis e normas que moldam o desenvolvimento da pessoa.
O seu trabalho de pesquisa vai, portanto, desde a família às estruturas políticas e económicas. E os contextos que passam a ser considerados como fazendo parte integrante da vida dos indivíduos não só na infância como ao longo da vida adulta.
O seu espírito inquieto leva-o a reformular a sua teoria: em vez do modelo ecológico do desenvolvimento propõe o modelo bioecológico que reforça a importância das características biopsicológicas da pessoa em desenvolvimento. Passa a dar ênfase à bidireccionalidade em relação à pessoa e ao ambiente em que ela age. Esta interacção ocorre entre o indivíduo e as outras pessoas mas também entre ele e os objectos e símbolos. 
“A abordagem "bioecológica" de Bronfenbrenner do desenvolvimento humano estilhaçou as barreiras entre as ciências sociais e estabeleceu pontes entre as disciplinas permitindo a emergência de descobertas sobre que elementos chave da estrutura social mais ampla e no interior das sociedades são vitais para o desenvolvimento do potencial da natureza humana. A teoria ajudou a estabelecer os elementos necessários para a compreensão do que torna humanos os seres humanos.”
In cd do aluno
 
Em que consiste a perspectiva ecológica do desenvolvimento? (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.)

 

 

A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

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